A CDL DF (Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal) sediou, na quinta-feira (28/09), a 1ª edição do Shine Brasília Business Woman, evento que contou a presença de cerca de 80 mulheres. Originário de Palmas, o Shine é um encontro mensal para mulheres empreendedoras conhecerem outros empreendimentos de sucesso e ainda fazer networking com as participantes. Na programação, palestra com a empresária Janete Vaz, cofundadora do laboratório Sabin, que nasceu em Brasília (DF), e hoje está em mais de 70 cidade no Brasil.
O projeto Shine Experience começou há dois anos com 20 mulheres e atualmente são mais de 1.000 mulheres no estado de Tocantins. Esta é a primeira vez que o evento é realizado fora de Tocantins. “É um movimento e uma comunidade com o propósito de trazer acolhimento e apoio às mulheres empreendedoras”, afirma Simone Bucar, idealizadora do Shine. “Além disso, apresentamos para elas ferramentas aplicáveis no seu negócio e que vão transformar a sua jornada do seu mercado”, acrescenta.
O projeto também tem o objetivo de inspirar e motivar as mulheres a empreenderem. “Em algum momento nós escutamos: ‘ou você vai ser empreendedora ou vai ser dona de casa’. E a gente mostra aqui para elas que podem ser uma boa mãe e excelente profissional”, diz a organizadora do Shine.
O encontro de Brasília contou com o apoio da CDL Jovem do Distrito Federal. Representaram o movimento lojista candango a diretora de Assuntos Institucionais da CDL DF, Virgínia Guimarães, e a coordenadora de Ações Sociais da CDL Jovem DF, Carol Novais.
Alyne de Queiroz, empresária e embaixadora do Shine na capital federal, explica que o evento não veio só para tratar de empreendedorismo, mas para mostrar o potencial das mulheres. “O Shine não é só para falar de trabalho. Somos corpo, alma e espírito, então, não podemos descuidar dessas questões também”, diz.
“Estar aqui é uma oportunidade de aprender, de levar conhecimento para minha empresa e fazer relacionamentos. A CDL DF é uma entidade sem fiz lucrativos e está aberta para quem deseja em empreender e entrar no mercado do Varejo”, fala Virgínia Guimarães, que faz parte do Sistema CNDL há 17 anos.
Parceria
Carol Novaes lembrou que a missão da CDL Jovem DF é desenvolver jovens líderes através da troca de experiências e a busca por inovação e a mobilização. Tudo isso visando a melhoria dos negócios e da sociedade.
“No ramo do empreendedorismo, temos poucas mulheres, então esse evento é importantíssimo para nós capitarmos mais mulheres. São esses eventos que unem e nos permite fazer networking e negócios, além de desenvolver a mentalidade empreendedora e a prosperidade de mulheres”, avalia a coordenadora de Ações Socais da CDL Jovem DF.
“Eu acredito muito na parceria com a CDL Jovem, especialmente, porque nossos princípios são bem alinhados: queremos transformação para as mulheres por meio do empreendedorismo, fazendo com que elas acreditem em si mesmas”, explica Simone Bucar.
Edição: Fernanda Peregrino
Comments