Prepara, que agora é hora de falarmos sobre uma das maiores artistas e empresárias do Brasil, a cantora Anitta. Pode parecer acaso, mas por traz de todo o seu sucesso nacional e internacional houve muito planejamento, trabalho, negociação com fornecedores e parceiros e desafios para montar a equipe, tudo muito semelhante aos altos e baixos vividos pelos empreendedores de Comércio e Serviços.
Com apenas 30 anos e 13 anos de carreira, Anitta é muito mais que uma cantora de sucesso com aclamação mundial – em março de 2022, foi a primeira brasileira a conquistar o topo da parada global do Spotify. Além de CEO do Grupo Rodamoinho, criado por ela e sua família para gerenciar a sua carreira e, posteriormente, de outros artistas, Larissa de Macedo Machado é sócia da Fazenda do Futuro, que produz carnes vegetais; desde 2019, head de Criatividade e Inovação da Skol Beats, marca da Ambev; e professora da Universidade Estácio de Sá. Por 14 meses, entre 2021 e 2022, também foi membro do Conselho de Administração do Nubank, onde atualmente “ocupa” a função de embaixadora global do banco.
“Eu não trabalho por dinheiro, ele deve ser uma consequência. Eu poderia ter três vezes o que eu tenho hoje, mas sempre me preocupei em fazer bem-feito”, fala Anitta, que de acordo com a Revista Forbes, tinha uma fortuna de mais de R$500 milhões, em 2021.
Mas o que podemos aprender com a história e as estratégias montadas pela empresária durante sua jornada? Como já deu para ver, a cantora tem um vasto currículo e muitas conquistas no mundo dos negócios, tudo resultado de uma boa gestão administrativa e financeira e uma excelente compreensão do mercado.
Confira seis estratégias de análise de mercado, tendência de consumo, planejamento e marketing usados pela empresária Anitta que podem ajudar o seu negócio a decolar:
1. Acredite em seu potencial e tome a frente do seu negócio“O primeiro passo para começar a empreender é encontrar a sua própria essência”, ensina Larissa Machado, ao falar sobre a importância de o empreendedor acreditar e confiar em seu potencial.
Em 2013, a cantora lançou – com muita dificuldade e pressão, segundo ela – o hit Show das Poderosas. A artista relata que só ela via o potencial da composição, e apesar do pessimismo ao seu redor, apostou todas as suas fichas e mostrou que estava certa: a música atingiu o Brasil inteiro e ultrapassou 10 milhões de visualizações, em poucos dias do lançamento do clipe em abril de 2013.
“Tudo o que tracei para a minha vida, desde pequena, eu consegui em proporção dez vezes maior”, disse durante seu painel no Universo TOPTVS.
Então, faça como a Anitta: acredite no seu potencial e busque seus sonhos; entenda a demanda e as oportunidades de mercado; enfrente os desafios; e não desista. Este é o primeiro segredo para ser reconhecido em todo país e fora dele.
2. Estude o mercado e crie estratégias para aquele momento“Eu estou sempre estudando a forma das pessoas lançarem música. Nem todos os lançamentos são para o público, apenas estratégia para chegar em outro ponto, ou uma troca musical”, afirma a artista, em entrevista para a Forbes Brasil.
Na conversa, a empresária contou ainda sua estratégia para se projetar internacionalmente, a partir de 2017. Com o projeto Check Mate, que foi um divisor de águas em sua carreira, lançou mensalmente músicas que agradassem ao público externo e, ao mesmo tempo, mostrasse seu potencial vocal. A canção Vai Malandra foi o maior sucesso da época. Mas foi, no ano passado, que atingiu o topo do Spotify global com Envolver, que se tornou um dos maiores virais nas plataformas digitais, sobretudo no TikTok.
Além de falar inglês desde a adolescência, aprendeu espanhol. E não parou aí: passou a visitar países da América Latina para estudar o público de lá. A partir das observações e análises feitas nessas viagens, passou a compor nos três idiomas e misturar duas línguas nos hits. Por aqui, divulgou canções diferentes das que lançou no exterior, levando em consideração as características dos seus seguidores brasileiros.
“No Brasil, o público gosta de se sentir próximo dos artistas – tem uma intimidade, como se o artista fosse seu amigo. Na América Latina, é um pouco machista. É sobre o que os homens querem e letras que fazem você se sentir poderoso, como heróis. Nos Estados Unidos, os ouvintes gostam de se sentir ‘cool’, eles querem parecer ‘cool’. São três mundos diferentes”, comparou a cantora, em reportagem da Folha de S. Paulo.
A empreendedora famosa ressalta que as estratégias não duram para sempre, pois as pessoas estão em constante mudança, e as empresas devem ter essas transformações em conta. “É importante sempre buscar algo novo, pesquisar tendências e reavaliar que seu público busca e espera de você”, considera a Anitta.
3. Fique ligado no público-alvoAnitta sempre quis levar o funk para o mundo, mas com muitos preconceitos e barreiras com esse estilo musical, a empresária investiu no pop para passar a ter suas músicas na rádio em horário comercial. Sempre mirando no seu público-alvo e no seu objetivo, criou uma persona inspirada na novela “Presença de Anita”, da Rede Globo. Larissa Machado considerava a personagem uma mulher sexy sem ser vulgar, algo que entendia ter grande aceitação entre a população. A sua persona tem personalidade forte, empoderada e independente, características que também a ajudaram a conquistar o mercado nacional e internacional.
Estudar o seu público-alvo, entender sua rotina e criar um personagem de acordo com suas características, vivências e aparências, agregam na identidade da sua marca e na identificação com seu consumidor. Mas, atenção, criar uma persona exige tempo, apuração de dados e experiências com o cliente.
4. Arrisque-se no novo de novoAlcançar o sucesso não é fácil, mas quando se chega lá, não se pode descansar. É preciso seguir trabalhando duro e de olho no comportamento de sucesso para se manter na crista da onda e também alcançar novos patamares.
Anitta não só se manteve no topo das paradas como foi além. Visionária, utilizou a ArtPop no álbum e canção Bang para se comunicar com diferentes públicos e segmentos de mercado, como a moda. A cantora considera essa uma das melhores estratégias de marketing da sua carreira, pois renovou a sua imagem e a aumentou sua influência, inclusive na venda de produtos.
Mapear e enentender o desejo de consumo e se adequar a ele é um dos segredos do sucesso da Anitta
5. Contrate e treine sua equipeCom Ensino Médio Técnico em Administração, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, Larissa Machado gerenciava sua carreira sozinha. “Eu aprendi sendo minha própria empresária no Brasil que você tem que saber o que está fazendo, entender e saber o que as pessoas do seu mercado estão fazendo”, fala Anitta em entrevista para a Forbes Brasil.
Mas à medida que foi crescendo e expandindo a carreira, contratou uma empresária, capacitou e montou a sua equipe. De acordo com a empreendedora, quando o negócio se torna grande, é necessário investir em uma equipe para auxiliar e melhorar o andamento da empresa. É humanamente impossível administrar bem todos os setores de um negócio, desde a divulgação a questões jurídicas e administrativas.
6. Faça parceriasAo apostar na carreira internacional, Anitta fez parcerias com grandes músicos reconhecidos no mundo todo, como Snoop Dog, Alesso e até a Madonna. É como diz aquele ditado: a união faz a força… ou, como se diz no Sistema CNDL, juntos somos mais fortes! E aqui, é muito importante ter o entendimento e habilidade de negociação para obter o melhor resultado.
No mundo dos negócios, parcerias certas e adequadas podem alavancar a sua empresa e do seu parceiro. Então, invista em parcerias comerciais e aproxime-se de influencers. E não se esqueça de medir o alcance dessas parcerias e ter sempre em mente o que vai agregar para o seu cliente e negócio. Ou seja, é preciso analisar os prós e os contras de cada parceria, além de estudar, avaliar o objetivo e o propósito do suposto parceiro comercial.
Foto: reprodução/Instagram
Colaboração e edição: Fernanda Peregrino
Comments